Search
  • Layup
  • Informação de bandeja sobre a NBA
Search Menu

NBA planeja mudar regras do draft para desmotivar a prática do tanking

As bolinhas que têm o poder de mudar o destino de franquias no draft da NBA (Imagem: Ned Dishman / Getty Images)

As bolinhas que têm o poder de mudar o destino de franquias no draft da NBA (Imagem: Ned Dishman / Getty Images)

Um comitê formado por general managers e técnicos decidirá em votação na semana que vem pela propositura de mudanças nas regras do draft, com total apoio de Adam Silver, comissário da NBA. A proposta será, então, analisada pelo conselho da liga, formado predominantemente pelos proprietários das franquias. Basicamente, a alteração terá como objetivo diminuir as chances de que times que tenham realizado as piores campanhas sejam beneficiados no sorteio com as primeiras escolhas no draft.




O que mudaria

Pelas regras atuais, em vigor desde 1994, o time de pior campanha em uma temporada fica sempre, na pior das hipóteses, com uma das quatro primeiras escolhas no draft. As chances de conseguir a primeira escolha decrescem progressivamente, até chegar a apenas 0,5% para o time dono da melhor campanha dentre os que não conseguiram se classificar para os playoffs.

A proposta não prevê uma mudança muito radical, mas suficiente para ajudar a desestimular a prática do tanking. O time de pior campanha passaria a ter a possibilidade de ser contemplado até com a quinta escolha no sorteio. O time com a segunda pior campanha poderia ficar até com a sexta escolha e assim sucessivamente.

Em contrapartida, as franquias que realizaram campanhas melhores passariam a ter chances um pouco maiores de ficarem com uma das primeiras escolhas.

Tabela de probabilidades vigente no atual sistema do draft

Tabela de probabilidades vigente no atual sistema do draft

Regras do draft de 2018 não sofrerá alterações

É muito provável que a mudança acabe sendo aprovada, já que há um temor generalizado de que outras franquias tentem reproduzir a estratégia utilizada pelo Philadelphia 76ers nos últimos anos. O conselho da NBA deve apreciar a proposta até o final do mês de setembro.

Mas, mesmo que o conselho da NBA aprove a alteração, ela só deverá entrar em vigor a partir da temporada 2018-19, segundo Adrian Wojnarowski.

Matérias relacionadas

Draft 2016 da NBA bate recorde de jogadores estran... A única surpresa no top 3 do Draft 2016 foi Jaylen Brown, selecionado pelo Celtics Como já era de conhecimento geral, o calouro selecionado pelo Phi...
Cavar faltas e contundir adversários propositalmen... James Harden se especializou em cavar faltas no ato do arremesso e Zaza Pachulia contundiu Kawhi Leonard nos playoffs 2017 (Imagem: Thearon W. Hender...
Resumo da rodada de 7 de fevereiro de 2017 na NBA Apenas três partidas movimentaram a NBA na rodada do dia 7/2/2017, que teve C.J. McCollum como maior destaque (Imagem: Danny Bollinger / Getty Images...
ENEM da NBA #5: quiz sobre as premiações na NBA ENEM da NBA #5: premiações da NBA O ENEM da NBA #5 tem como tema as premiações na NBA. Usando abreviaturas MVP, DPOY e SMOY como ponto de partida da...