Search
  • Layup
  • Informação de bandeja sobre a NBA
Search Menu

Mitchell Robinson, um dos trunfos do Knicks para dar a volta por cima

Mitchell Robinson em uma de suas primeiras partidas pelo New York Knicks, em 2 de novembro de 2018, contra o Dallas Mavericks (Ronald Martinez/Getty Images)
Mitchell Robinson em uma de suas primeiras partidas pelo New York Knicks, em 2 de novembro de 2018, contra o Dallas Mavericks (Ronald Martinez/Getty Images)

Pela sexta temporada consecutiva o New York Knicks está fazendo uma campanha negativa e não participará da pós-temporada. Enquanto isso, silenciosamente, o calouro Mitchell Robinson está mostrando que pode ser uma peça fundamental na reconstrução do elenco da franquia de Manhattan. Contudo, não existe um pingo de pressa para explorar todo o potencial do pivô de apenas 20 anos de idade.

De olho na remota possibilidade de ficar com a primeira escolha no Draft 2019 e poder selecionar Zion Williamson, o New York Knicks está se esforçando ao máximo para garantir uma das três piores campanhas da NBA. A dedicação tem sido tão intensa nesse sentido, que a franquia está registrando a pior campanha em todos os seus 73 anos de história, com apenas 11 vitórias em 59 partidas (18,6%).

Paralelamente, limpou a sua folha de pagamentos na negociação que levou Kristaps Porzingis a Dallas, abrindo espaço para a contratação de dois jogadores de elite em julho de 2019. Especula-se muito sobre a possibilidade de que esses dois jogadores sejam Kevin Durant e Kyrie Irving, embora nada de concreto a esse respeito exista até o momento.

Mas, independentemente do que o futuro reserve para o Knicks, uma coisa é certa: a posição 5 não será um problema nas próximas temporadas. Muito pelo contrário.

Mitchell Robinson flerta com números históricos

Com 2,16m de altura, velocidade, agilidade, ótima impulsão e tempo de bola, Mitchell Robinson tem sido uma grata surpresa. Atuando apenas 17,7 minutos por partida, o calouro tem médias de 6 pontos, 4,6 rebotes e incríveis 2,1 bloqueios por partida.

Por falar em bloqueios, no dia 11 de novembro de 2018, em uma derrota para o Orlando Magic, Mitchell Robinson se tornou o primeiro calouro na história da NBA a bloquear 9 tentativas de arremesso em uma partida.

Vídeo: FreeDawkins

Além disso, seu aproveitamento nos arremessos de quadra tem sido excepcional: 68,7% tanto em FG% quanto em eFG%, já que ainda não arriscou nenhuma bola de fora do perímetro na NBA. Nenhum calouro na história da liga com mais do que 350 minutos de quadra registrou aproveitamento superior a esse em uma temporada.

Mitchell Robinson somente não entrará oficialmente para a história como o calouro com o melhor aproveitamento nos arremessos de quadra na história da NBA porque, para tanto, pelos padrões estatísticos adotados, é preciso converter pelo menos 300 arremessos de quadra ao longo da temporada. Por estar atuando menos do que 20 minutos por partida, Robinson tem apenas 112 arremessos convertidos até o momento, faltando 23 partidas para o final da fase regular.

“Sumiço” fez Mitchell Robinson despencar no Draft 2018

Mitchell Robinson saiu do ensino médio com o status de estrela. Tanto é que participou do McDonald’s All-American 2017, evento que reúne os melhores jogadores do high school em todo território norte-americano e canadense.

No college, decidiu defender a Western Kentucky University, chegando a treinar e a assistir aulas durante duas semanas. Contudo, sem dar nenhuma satisfação, simplesmente retirou todos os pertences do seu dormitório e abandonou a universidade. Acabou sendo suspenso indefinidamente pela WKU e impedido pela NCAA de se filiar a outra universidade.

Diante desse cenário, Mitchell Robinson preferiu passar a temporada 2017-18 treinando por conta própria, o que gerou desconfiança por parte de quase toda NBA. Inicialmente apontado como integrante do Top 10 no Draft 2018, foi selecionado somente na 36ª escolha pelo New York Knicks, que agora está prestes a colher os frutos do risco que decidiu enfrentar.

Matérias relacionadas

Podcast: As lambanças da NCAA, a zica do Sixers, o... Podcast do Layup • Episódio 104 Q1. Na tentativa de remendar os vários problemas que atingem o basquete universitário, a NCAA anunciou uma série d...
ENEM da NBA #31: quiz sobre o New York Knicks ENEM da NBA #31: quiz sobre o New York Knicks O New York Knicks é uma das franquias mais tradicionais da NBA e possui uma torcida fanática, que ac...
DeMar DeRozan converte “game winner” e... DeMar DeRozan supera a marcação de Derrick Rose no lance que definiu a vitória do Raptors (Imagem: Al Bello/Getty Images) A terceira vitória do To...
Kristaps Porzingis retorna a Nova Iorque, mas aind... Kristaps Porzingis (Imagem: reprodução YouTube) Depois de um longo período de reabilitação na Europa, Kristaps Porzingis está de volta a Nova Iorq...