Search
  • Informação de bandeja sobre a NBA
  • por Rodrigo Enge
Search Menu

Front office

Front office é a expressão utilizada para designar o corpo diretivo das franquias da NBA. Ele pode ter várias configurações diferentes, mas geralmente é formado por pelo menos um presidente de operações de basquete e um general manager. Estes dois executivos costumam ser auxiliados por outros profissionais, como um vice-presidente e no mínimo um assistente de general manager.

Em alguns casos pode haver o acúmulo de funções. É relativamente comum que o técnico da franquia também exerça o papel de general manager e que o presidente das operações de basquete atue como general manager.




Funções do front office

É o front office que toma todas decisões a respeito das contratações de jogadores, técnicos e outros profissionais integrantes da comissão técnica. Também é responsável pelas negociações que envolvem trocas de jogadores, extensões e renovações contratuais, além de decidir como as escolhas no draft serão utilizadas.

Andy Elisburg, Pat Riley e Nick Arison, principais membros do front office que montou o tie do Miami Heat bicampeão em 2012 e 2013 (Imagem: Alexander Tamargo/Getty Images)

Andy Elisburg, Pat Riley e Nick Arison, principais membros do front office que montou o tie do Miami Heat bicampeão em 2012 e 2013 (Imagem: Alexander Tamargo/Getty Images)

Seus membros precisam dominar o conteúdo do Collective Bargaining Agreement (CBA), acordo coletivo de trabalho que regula praticamente todas as situações possíveis de ocorrer entre jogadores e franquias e que estabelece diversas regras para manter o ambiente da NBA o mais competitivo e justo possível.

Dentre todos os vários conhecimentos que um executivo da NBA precisa ter, talvez o mais importante seja o domínio das regras (e todas as suas várias exceções) que dizem respeito ao gerenciamento do teto salarial, uma verdadeira arte que muitas vezes é o diferencial entre o sucesso e o fracasso.

Mas além de conhecimento técnico, ter bom relacionamento interpessoal também é essencial. Especialmente com executivos de outras franquias, técnicos e agentes de jogadores.

Um bom front office também sabe o momento de assumir a posição de protagonista perante a imprensa nos momentos de crise para preservar a comissão técnica e os jogadores.

Summary
Front office
Article Name
Front office
Description
Front office é a expressão utilizada para designar o corpo diretivo das franquias da NBA, no qual se destacam o presidente de operações e o general manager.
Author
Publisher Name
Layup • Informação de bandeja sobre a NBA
Publisher Logo