Search
  • Layup
  • Informação de bandeja sobre a NBA
Search Menu

ENEM da NBA #27: quiz do Miami Heat

ENEM da NBA #27: quiz do Miami Heat

ENEM da NBA #27: quiz do Miami Heat

O Miami Heat é uma das franquias mais jovens entre  as 30 que integram a NBA. Mas também é uma das mais bem-sucedidas, com presença frequente nos playoffs e três títulos da liga, superando algumas das franquias mais tradicionais, como New York Knicks, Atlanta Hawks e Sacramento Kings. Boa parte deste sucesso se deve a um certo ala nascido em Akron, cuja passagem pela Flórida arrebanhou milhões de fãs ao redor do planeta para o Miami Heat.

Mas embora seja inegável a importância gigantesca que LeBron James tem para o Heat, a história da franquia vai muito além das quatro temporadas vividas por ele ao lado de Dwyane Wade e Chris Bosh. Responda este quiz do Miami Heat e confira o que sabe sobre a franquia que tem sido referência dentro da NBA em termos de organização e ética de trabalho.




Quiz do Miami Heat

Lembre-se que:

  • só existe uma alternativa correta para cada questão;
  • ao final do teste você terá acesso a todas as respostas corretas e às respectivas explicações; e
  • você pode refazer o teste quantas vezes quiser, basta recarregar esta página.

Boa sorte!

Miami Heat

Miami Heat concluído.

Você acertou %%SCORE%% de %%TOTAL%%.

%%RATING%%


Your answers are highlighted below.
Question 1
Assinale a alternativa FALSA sobre o Miami Heat:
A
Não foi a primeira franquia de basquete profissional sediada na Flórida
B
Quase foi batizado de Miami Vice
C
Disputou cinco finais da NBA, quatro delas contra times texanos
D
Pat Riley foi o seu primeiro técnico
E
Já fez parte da Conferência Oeste
Explicação da Questão 1: 
Ron Rothstein foi o primeiro técnico do Miami Heat, na temporada 1988-89. Pat Riley foi contratado como técnico somente em 1995. O Heat disputou a Conferência Oeste em sua primeira temporada na NBA, sendo remanejado para o Leste e em 1989-90. Miami foi sede de uma franquia da ABA chamada Miami Floridians (apenas The Floridians, posteriormente) entre 1968 e 1972. O Heat derrotou o Dallas Mavericks em 2006, perdeu para o Mavericks em 2011, venceu o Oklahoma City Thunder em 2012, venceu o San Antonio Spurs em 2013 e foi derrotado pelo mesmo Spurs em 2014. A população de Miami votou em uma enquete para definir o nome da franquia e Miami Vice, nome de uma série de sucesso na TV, foi o segundo colocado.
Question 2
Quando estava na sua terceira temporada e ainda tentava formar um elenco competitivo, o Miami Heat sofreu uma derrota por 68 pontos de diferença, a maior na história da NBA. Qual foi o adversário do Heat naquela partida?
A
Portland Trail Blazers
B
Golden State Warriors
C
Chicago Bulls
D
Cleveland Cavaliers
E
Phoenix Suns
Explicação da Questão 2: 
O Heat foi derrotado pelo Cavs em Ohio, no dia 17 de dezembro de 1991, por 148 a 80. Oito dos 12 jogadores do Cavs que entraram em quadra pontuaram em dígitos duplos. Os cestinhas da partida foram Mark Price e John Battle com 18 pontos, ambos do time da casa.
Question 3
Na temporada 2012-13, quando conquistou seu terceiro título da NBA, o Miami Heat teve uma sequência histórica de vitórias durante a fase regular. Quantas partidas consecutivas o time venceu?
A
25
B
33
C
29
D
23
E
27
Explicação da Questão 3: 
A primeira vitória ocorreu em 3/2/2013, contra o Toronto Raptors, e a última foi contra o Orlando Magic, em 25/3/2013. Quem interrompeu a sequência do Heat foi o Chicago Bulls, ao vencer por 101 a 97 em Illinois. Entre as 27 partidas, apenas uma não terminou no tempo regulamentar: contra o Sacramento Kings, por 141 a 129, após duas prorrogações. Somente o Los Angeles Lakers de 1971-72 tem uma sequência maior de vitórias consecutivas na história da NBA (33).
Question 4
O Miami Heat conseguiu a sua primeira participação nos playoffs na temporada 1991-92, a sua quarta em atividade na NBA. Quem foi o principal cestinha do Heat naquela temporada?
A
Glen Rice
B
Alonzo Mourning
C
Rony Seikaly
D
Gary Payton
E
Grant Long
Explicação da Questão 4: 
Glen Rice teve média de 22,3 pontos disputando 79 partidas em 1991-92. Rice seguiu sendo o cestinha do Heat nas três temporadas seguintes, até ser trocado por Alonzo Mourning com o Charlotte Hornets em novembro de 1995.
Question 5
Além de Dwyane Wade, somente um outro jogador fez parte do elenco do Miami Heat em todos os três títulos conquistados pela franquia. Quem é este jogador?
A
James Jones
B
Juwan Howard
C
Udonis Haslem
D
Antoine Walker
E
Joel Anthony
Explicação da Questão 5: 
Udonis Haslem foi contratado pelo Miami Heat em 2003 e só defendeu a franquia da Flórida durante toda a carreira. Esteve presente no elenco do Heat nos títulos de 2006, 2012 e 2013.
Question 6
Quantas vezes o Miami Heat teve a primeira escolha em uma edição do draft?
A
Quatro
B
Três
C
Uma
D
Duas
E
Nenhuma
Explicação da Questão 6: 
A escolha mais elevada que o Heat já teve no draft foi em 2008, quando selecionou Michael Beasley na 2ª posição.
Question 7
Apenas quatro camisas foram oficialmente aposentadas pelo Miami Heat. Uma delas, curiosamente, homenageia um jogador que nunca atuou pela franquia. Qual?
A
Michael Jordan
B
Jerry West
C
Bill Russell
D
Kareem Abdul-Jabbar
E
Magic Johnson
Explicação da Questão 7: 
Michael Jordan teve a camisa nº 23 aposentada pelo Heat durante uma cerimônia realizada em 2003, quando já havia anunciado que encerraria a carreira ao final da temporada. Jordan só defendeu o Chicago Bulls e o Washington Wizards ao longo da carreira. A iniciativa de homenageá-lo foi do então técnico Pat Riley. Já foi anunciado que Chris Bosh terá sua camisa aposentada e o mesmo certamente acontecerá com Dwyane Wade.aposentadas
Question 8
Qual jogador detém o recorde de triplos-duplos em temporadas regulares com a camisa do Miami Heat?
A
Lamar Odom
B
Alonzo Mourning
C
LeBron James
D
Dwyane Wade
E
Hassan Whiteside
Explicação da Questão 8: 
Entre 2010 e 2014 LeBron James anotou nove triplos-duplos pelo Miami Heat, todos com dígitos duplos em pontos, rebotes e assistências.
Question 9
Qual jogador do Miami Heat realizou mais partidas com pelo menos 30 pontos e 20 rebotes?
A
Rony Seikaly
B
LeBron James
C
Chris Bosh
D
Alonzo Mourning
E
Shaquille O'Neal
Explicação da Questão 9: 
O pivô Rony Seikaly tem quatro partidas com estes números no currículo. Shaq, LeBron e Bosh nunca realizaram partidas nesses padrões atuando pelo Heat, enquanto Alonzo Mourning marcou 32 pontos e pegou 22 rebotes uma vez contra o Charlotte Hornets, em 1996.
Question 10
Dwyane Wade é considerado o maior ídolo na história do Miami Heat e detém grande parte dos recordes da franquia. Assinale a alternativa que contém duas estatísticas NÃO lideradas por Wade no Heat.
A
Pontos e turnovers
B
Assistências e roubos de bola
C
Lances livres convertidos e turnovers
D
Pontos e minutos em quadra
E
Rebotes e arremessos de 3 pontos convertidos
Explicação da Questão 10: 
Udonis Haslem é o líder em rebotes e Tim Hardaway em arremessos de 3 pontos convertidos. Todos os demais recordes mencionados nas demais alternativas pertencem a Dwyane Wade.
Quando você terminar, clique no botão abaixo. Se algum item estiver incompleto ele será marcado como incorreto. Ver Resultados
Existem 10 questões incompletas.

Gostou? Escolha outro tema do ENEM da NBA.

Questões formuladas com informações obtidas no site Basketball Reference

Matérias relacionadas

ENEM da NBA #17: História da NBA (parte II) ENEM da NBA #17: História da NBA - parte II Mais uma leva de questões para você testar seus conhecimentos sobre a NBA, suas franquias, principais jo...
Amar’e Stoudemire assina com o Miami Heat Stoudemire conseguirá finalmente levantar um troféu da NBA defendendo o Miami Heat? Amar'e Stoudemire disputou somente 28 partidas com a camisa do Da...
ENEM da NBA #2: Draft da NBA ENEM da NBA #2: quiz sobre o draft da NBA A importância do Draft da NBA é inquestionável. Basta imaginar se o Chicago Bulls teria obtido o mesmo suc...
Raptors estão nas finais do Leste pela primeira ve... O Raptors dominou as ações dentro do garrafão graças a Bismack Biyombo (esq) e à ausência de um pivô de ofício no time do Heat (imagem: Frank Gunn - ...