Search
  • Informação de bandeja sobre a NBA
  • por Rodrigo Enge
Search Menu

Chaveamento e demais regras dos playoffs

Os playoffs são a fase decisiva do campeonato da NBA, que tem ao todo quase 8 meses de duração. O desempenho das equipes durante a chamada temporada regular determina quais participarão dos playoffs e poderão continuar sonhando com o título. Com base na classificação final de cada uma das conferências, o chaveamento dos playoffs é estabelecido de acordo com regras pré-determinadas.

No caso de dois ou mais times terminarem a fase regular com a mesma campanha, são utilizados os critérios de desempate para decidir a exata ordem de classificação em ambas as conferências.  As oito primeiras equipes do Leste e do Oeste avançam para os playoffs, também chamados de pós-temporada, com o seguinte chaveamento:

Chaveamento das franquias classificadas para os Playoffs da NBA

Cada um dos 15 confrontos que decidem os playoffs é disputado em séries no formato “melhor de 7”. Ou seja, os adversários jogam entre si no máximo 7 partidas, até que algum deles conquiste 4 vitórias. Quando isto ocorre, o vencedor da série avança para a próxima fase ou sagra-se campeão, enquanto o perdedor é automaticamente desclassificado.

Os playoffs podem ser decididos em no mínimo 60 partidas, caso todos os confrontos sejam definidos em apenas 4 jogos, ou no máximo em 105 partidas, na hipótese de que sejam necessários 7 jogos para decidir todos os 15 confrontos.

Quando um time elimina o adversário sem permitir que ele ganhe nenhuma partida (4 a 0) dizemos que ocorreu uma “varrida” (sweep) ou que o time A “varreu” o time B.

Regras de chaveamento favorecem times de melhor campanha

Como não poderia deixar de ser, as equipes que fizeram melhor campanha durante a temporada regular têm algumas vantagens importantes nos playoffs. A primeira delas já é verificada logo no chaveamento. Na primeira rodada, os times que terminaram a fase regular na 1ª posição enfrentam o 8º colocado. O 2º enfrenta o 7º, o 3º pega o 6º e 4º joga contra o 5º colocado. Assim, a boa performance na primeira etapa da competição é recompensada com adversários teoricamente menos difíceis na pós-temporada.

O 1º colocado na temporada regular é o time mais beneficiado pelas regras de chaveamento, já que tem a possibilidade de chegar à terceira rodada dos playoffs sem precisar enfrentar as outras duas melhores equipes de sua conferência.

Mando de quadra

Os times com melhores campanhas na temporada regular também têm duas importantíssimas vantagens relacionadas ao mando de quadra. Todas as séries de playoffs, incluindo as finais, são disputadas no formato 22111, sendo as duas primeiras partidas realizadas na quadra do time com melhor campanha na fase regular. Quem tem esta vantagem e faz prevalecer o seu mando de quadra já inicia a séria fazendo 2 a 0 no adversário.

Outra grande vantagem para quem fez melhor campanha é a prerrogativa de decidir a série em seus domínios na 7ª partida se houver um empate em 3 a 3. Das 16 oportunidades em que as Finais da NBA foram decididas em 7 partidas, o time que fez o jogo decisivo em casa foi campeão 13 vezes.

Matérias relacionadas

O melhor time da NBA de todos os tempos A NBA produziu ao longo de seus quase 70 anos de história uma série de times fora de série. Franquias tradicionais como Boston Celtics, Detroit Pistons, Los Angeles Lakers, Golden State Warriors e P...
A história dos playoffs da NBA em 70 segundos A história dos playoffs da NBA completará 70 anos em 2017. É informação que não acaba mais! Mas uma boa alma teve a ideia genial de resumir esta história de uma maneira inteligente e simples num GIF...
Stephen Curry quebrará mais um recorde amanhã Stephen Curry, o matador das bolas de 3 pontos (imagem: Kevin Tmac) Stephen Curry, o atual MVP, astro do time de melhor campanha na NBA na temporada regular, está a duas cestas de 3 pontos de quebrar...
Fora dos playoffs, Wizards deve passar por reformu... Elenco do Wizards deve passar por reformulação para disputa da temporada 2016-17 O que já era previsto há algumas semanas se concretizou ontem: o Washington Wizards não disputará os Playofs 2016. Co...