Search
  • Informação de bandeja sobre a NBA
  • por Rodrigo Enge
Search Menu

Sobre o Layup

Layup • Informação de bandeja sobre a NBA

Layup • Informação de bandeja sobre a NBA

Sobre o Layup

O Layup nasceu em 2015 para reunir informações sobre o basquete profissional norte-americano, fornecendo conteúdo relevante tanto para quem já acompanha a NBA há décadas, quanto para quem quer se familiarizar com esse universo bastante diferente da realidade do esporte brasileiro.

O objetivo do Layup, portanto, é informar e difundir a NBA no Brasil. A única relação que o Layup mantém com a NBA é de absoluta devoção. Todos os textos aqui publicados são originais, mas os vídeos, imagens e logotipos que integram as matérias pertencem, obviamente, à liga e às respectivas franquias.

Ilustrar matérias com imagens é uma necessidade, mas nem sempre é possível dar os devidos créditos. Isto por que muitas vezes a própria fonte da imagem utilizada não informa o autor da fotografia. Para evitar este tipo de problema o Layup procura sempre que possível utilizar recortes de imagens da Getty Images, onde o nome do fotógrafo é devidamente veiculado.

Entretanto, se alguma imagem for de sua autoria e você desejar que ela seja excluída do Layup, por favor entre em contato.

O Layup utiliza basicamente três fontes para as estatísticas mencionadas no site: a própria NBA, é claro; o excelente Basketball Reference; e a ESPN norte-americana. Para informações sobre contratos e salários a principal fonte utilizada é o site Spotrac.

Além do conteúdo publicado aqui no site, o Layup também disponibiliza informações regularmente nos canais abaixo:

Sobre o autor

Meu nome é Rodrigo D. Enge, sou paulistano, nasci em 1972 e joguei basquete nas categorias de base do Esporte Clube Pinheiros de 1984 a 1991.

Rodrigo D. Enge • editor do Layup

Rodrigo D. Enge • editor do Layup

Sou formado em Direito, advogado, autor de um guia de viagens sobre a cidade de Londres e trabalho com a edição de livros desde 2005 (redação, pesquisa, revisão, diagramação, copydesk, leitura crítica).

Já tive calos nos dedos de tanto enterrar, quebrei o braço e rompi ligamentos jogando basquete. Mas mesmo depois de velho, e tendo passado literalmente milhares de horas numa quadra, sigo aprendendo, inclusive com quem não jogou basquete “pra valer” mas é tão ou até mais apaixonado pelo esporte do que eu. Estou sempre tentando adquirir mais conhecimento, me atualizar e compartilhar o que já sei. Aliás, o principal objetivo do Layup é justamente esse.

Sou o camisa #10. A foto é de 1985, salvo engano.

Acompanho a NBA desde quando comecei a jogar, mas naquela época era muito mais difícil obter qualquer informação confiável sobre o que se passava na melhor liga do mundo. Minhas fontes eram somente algumas fitas de vídeo VHS que amigos traziam dos EUA e uma revista italiana que eu caçava pelas bancas da cidade chamada Superbasket. Ela tinha uma seção sobre a NBA com algumas fotos, matérias sobre os jogadores em destaque e box scores de algumas partidas. Mas tudo isso com uma defasagem de, no mínimo, uns 3 meses! Abençoada seja a internet.

  • Paulo Mateus

    Parabéns mano, eu curti muito o site, é bom para os brasileiros amantes de NBA, o que me deixou mais contente foi perceber que tem todos os horários e nome dos canais que vão transmitir a partida, as vezes tenho que entrar no site do canal, ou guia da tv, kkkkk eu só achei esse site por que busquei a informação sobre todos os campeões da Liga.
    obrigado e é isso aí!

    • Oi, Paulo. Muito obrigado pelo seu feedback. Além dos elogios, fiquei feliz em saber que esse sistema de comentários funciona, porque faz mais de 1 ano que o site está no ar e o seu foi o primeiro. Kkkk Abraço!

  • Cadu Andrade

    Rodrigo, teu site está excelente! Já havia dito isto durante o último playoff… Tem tudo o que um amante de basquete precisa e com ótima qualidade, tanto na escrita, quanto na clareza das informações… Parabéns!

    • Muito obrigado, Cadu! Abração

error: Se quiser utilizar este conteúdo por favor entre em contato.