Search
  • Informação de bandeja sobre a NBA
  • por Rodrigo Enge
Search Menu

Rockets vence jogo 2 apesar de triplo-duplo e recorde de Westbrook

Harden marca 2 de seus 35 pontos para o Houston Rockets sob o olhar de Westbrook (Imagem: Nathaniel S. Butler / Getty Images)

Harden marca 2 de seus 35 pontos para o Houston Rockets sob o olhar de Westbrook (Imagem: Nathaniel S. Butler / Getty Images)

Russell Westbrook anotou o primeiro triplo-duplo na história dos playoffs da NBA com pelo menos 50 pontos e, ao contrário do que ocorreu no jogo 1, fez o Oklahoma City Thunder brigar pela vitória até os minutos finais. Mas a qualidade do elenco do Houston Rockets, liderado por James Harden, falou mais alto e a equipe texana venceu por 115 a 111, fazendo 2 a 0 na série.

Recorde inócuo

A maior pontuação em triplos-duplos registrados nos playoffs pertencia a dois membros do Hall da Fama. Tanto Oscar Robertson quanto Charles Barkley marcaram 43 pontos na pós-temporada em partidas nas quais também registraram dígitos duplos em rebotes e assistências, o primeiro em 1963 e o segundo em 1993.



Este recorde caiu por terra com a performance de Russell Westbrook, que marcou 51 pontos, pegou 10 rebotes e fez 13 assistências. A grande diferença é que Big O e Barkley saíram de quadra com a vitória quando registraram seus recordes, enquanto o armador do Oklahoma City Thunder amargou outra derrota para o Houston Rockets.

Muitos pontos, pouca eficiência

Westbrook precisou executar 43 arremessos de quadra para marcar 51 pontos. Desde 1988, quando Michael Jordan arremessou 45 vezes para marcar 55 pontos numa vitória sobre o Cleveland Cavaliers, nenhum outro jogador realizava tantos arremessos em uma partida de playoffs.

Apesar de todos os outros jogadores do Thunder, com exceção de Victor Oladipo (11 pts • FG 4/14), terem registrado aproveitamento igual ou superior a 50% nos arremessos de quadra, Westbrook preferiu tentar “ganhar o jogo sozinho” no último período, quando arremessou nada menos do que 18 vezes com sucesso em apenas 4 tentativas (22%).

Rockets não abre mão do jogo coletivo

Que James Harden é a referência do Houston Rockets não resta a menor dúvida. Mas o plano de jogo do técnico Mike D’Antoni não se resume a entregar a bola para o Barba resolver tudo sozinho nos momentos decisivos.

Enquanto Westbrook foi responsável por 18 dos 30 dos arremessos de quadra do Thunder no último período, Harden arremessou somente 4 vezes, com 50% de aproveitamento. Os 20 arremessos do Rockets na etapa final foram distribuídos de uma maneira muito mais harmônica e eficiente, fazendo com que o mandante vencesse o período por 29 a 22 e a partida.

Harden foi o cestinha do Rockets com 35 pontos (FG 7/17), seguido por Eric Gordon (22 pts), Lou Williams (21 pts) e Patrick Beverley (15 pts). O jogador do Rockets que mais pontuou depois de Westbrook foi Andre Roberson, com 12 pontos (FG 50%) e 8 rebotes.

Westbrook x Harden

O jogo 3 será realizado na sexta-feira, em Oklahoma City, com transmissão ao vivo pela ESPN a partir das 22:30.

Houston Rockets 2 x 0 Oklahoma City Thunder