Search
  • Informação de bandeja sobre a NBA
  • por Rodrigo Enge
Search Menu

Raptors vira a série com grande atuação de Powell e fica a um passo de eliminar Bucks

Norman Powell está mudando o destino da série a favor do Toronto Raptors (Imagem: Mark Blich / Getty Images)

Norman Powell está mudando o destino da série a favor do Toronto Raptors (Imagem: Mark Blich / Getty Images)

O Toronto Raptors estava passando um sufoco na série contra o Milwaukee Bucks. Começou perdendo o jogo 1 no Canadá, sofreu para vencer o jogo 2 por apenas 6 pontos de diferença e levou uma surra no jogo 3.

Tudo mudou quando o técnico Dwane Casey começou a escalar Norman Powell entre os titulares. Com ele em quadra por 34 minutos em ambas as partidas, o Raptors venceu o jogo 4 em Milwaukee por 11 pontos de diferença e fez valer seu mando de quadra em grande estilo no jogo 5 ao derrotar o Bucks por 118 a 93.

Pela primeira vez o time canadense lidera a série, podendo liquidá-la na próxima partida ou, na pior das hipóteses, num eventual jogo 7 em Toronto.

Eficiência nos arremessos e rebotes

É impossível perder uma partida quando se tem a bola nas mãos mais vezes e melhor pontaria do que o adversário. Foi exatamente isso o que ocorreu nesta vitória do Toronto Raptors, a segunda em maior diferença de pontos na história da franquia na pós-temporada.




O mandante teve aproveitamento de 57,7% nos arremessos de quadra (FG 41/71), recorde do Raptors em playoffs, e pegou 40 rebotes contra somente 23 do Milwaukee Bucks, sendo 21 defensivos e somente 2 ofensivos.

Desde quando a NBA passou a computar separadamente rebotes ofensivos e defensivos, só uma equipe obteve menos rebotes na tábua adversária: o Phoenix Suns (1) contra o Los Angeles Lakers em 6 de maio de 2006.

The power of Powell

A direção do Toronto Raptors é frequentemente sondada sobre trocas envolvendo Norman Powell, jogador que desperta interesse de várias franquias. Sabiamente, tem recusado todas as ofertas que surgiram até agora.

O ala-armador de 23 anos de idade surgiu como carta na manga salvadora num momento crítico da série e está causando um impacto tremendo no modo do Raptors jogar. O Bucks não está encontrando resposta para a nova dinâmica produzida pela entrada de Powell no quinteto principal e corre o sério risco de ser eliminado em Wisconsin.

Com 25 pontos (FG 8/11 • 3P 4/4 • FT 5/5) marcados (career high em playoffs), 4 rebotes, 4 assistências, 3 roubos de bola e 1 bloqueio, Powell foi o jogador do Raptors que teve o segundo melhor índice plus/minus (+23), atrás somente de Kyle Lowry (+ 29).

E ainda proporcionou um espetáculo à parte para a torcida com enterradas que lembram bastante a de um outro número 24 que se aposentou em 2016.

Raptors desfruta das vantagens do “small ball”

A exemplo de outras franquias que já adotaram o small ball, como Golden State Warriors, a bola está sendo dividida por quase todos os jogadores nos ataques do Raptors e um número maior de oportunidades para arremessar sem marcação está surgindo.

Todos os titulares do Raptors pontuaram em dígitos duplos e houve uma distribuição mais harmônica de pontos em comparação às partidas anteriores.

Kyle Lowry foi o único jogador da partida a anotar um duplo-duplo (16 pts, 10 ast). Serge Ibaka teve 80% de aproveitamento nos arremessos de quadra (FG 8/10) e marcou 19 pontos, seguido por DeMar DeRozan (18 pts).

Bucks concentra jogo em Giannis

Enquanto isso, a melhor alternativa do Milwaukee Bucks segue sendo confiar a bola a Giannis Antetokounmpo sempre que possível. O grego marcou 30 pontos, seu career high em playoffs, pegou 9 rebotes, fez 3 assistências, 3 roubos de bola e 3 bloqueios.

Permaneceu 40 minutos em quadra, o que explica em parte seu índice plus/minus de -24, o pior do Bucks.

O calouro Malcolm Brogdon também registrou sua maior pontuação em playoffs ao marcar 19 pontos. Converteu 5 dos 7 arremessos de 3 pontos que arriscou, mas fez apenas 3 assistências, número baixo para um armador que ficou 33 minutos em quadra.

O jogo 6, que pode ser o último da série, será disputado no dia 27/4, quinta-feira, ainda sem horário estabelecido nem eventual transmissão pela TV para o Brasil.

#DATAHORATVVISITANTEPTSPTSMANDANTEOT
115/418:30Milwaukee Bucks (1)9783Toronto Raptors (0)--
218/420:00SporTVMilwaukee Bucks (1)100106Toronto Raptors (1)--
320/421:00Toronto Raptors (1)77104Milwaukee Bucks (2)--
422/416:00SporTVToronto Raptors (2)8776Milwaukee Bucks (2)--
524/420:00Milwaukee Bucks (2)93118Toronto Raptors (3)--
627/420:00SporTVToronto Raptors (4)9289Milwaukee Bucks (2)--
Toronto Raptors 3 x 2 Milwaukee Bucks
error: Se quiser utilizar este conteúdo por favor entre em contato.