Search
  • Informação de bandeja sobre a NBA
  • por Rodrigo Enge
Search Menu

Triplo-duplo

Ocorre o triplo-duplo no basquete quando um jogador registra dígitos duplos em três estatísticas diferentes durante uma partida. Por exemplo: 12 pontos, 13 rebotes e 10 assistências. Geralmente o triplo-duplo é verificado em pontos, rebotes e assistências, mas também pode incluir roubos de bola ou bloqueios.

É quase impossível falar sobre triplo-duplo sem incluir o nome de pelo menos um desses craques na conversa: Oscar Robertson, Magic Johnson, Jason Kidd, Russell Westbrook e Wilt Chamberlain

É quase impossível falar sobre triplo-duplo sem incluir o nome de pelo menos um desses craques na conversa: Oscar Robertson, Magic Johnson, Jason Kidd, Russell Westbrook e Wilt Chamberlain

Se alguém conseguir dígitos duplos em quatro estatísticas, estaremos diante de um quádruplo-duplo, algo extremamente raro. O quíntuplo-duplo nunca ocorreu na NBA.

Turnovers, estatística que contabiliza quantas vezes um jogador desperdiçou a posse de bola, obviamente não são considerados para efeito de triplo-duplo.




Oscar Robertson e Westbrook sozinhos no Olimpo

Apenas dois jogadores em toda a história da NBA conseguiram registrar triplos-duplos em suas médias por partida ao longo de uma temporada. Oscar Robertson (30,8 pontos, 12,5 rebotes e 11,4 assistências), em 1961-62, defendendo o Cincinatti Royal (atual Sacramento Kings), e Russell Westbrook, em 2016-17, com a camisa do Oklahoma City Thunder (31,6 pontos, 10,7 rebotes e 10,4 assistências).

Robertson homenageia Westbrook

Por que se dá tanta importância ao triplo-duplo?

Colecionar dezenas de triplos-duplos não é garantia de uma carreira vitoriosa, recheada de títulos.

Oscar Robertson, recordista absoluto de triplos-duplos em temporada regulares, só foi campeão uma vez, quando já era veterano. Situação idêntica viveu Jason Kidd. Wilt Chamberlain foi campeão apenas duas vezes, muito pouco para o domínio absoluto que exerceu na liga durante tanto tempo.

Outros jogadores muito mais vitoriosos e de elevadíssimo nível técnico registraram pouquíssimos triplos-duplos ao longo da carreira.

Tim Duncan, considerado por muitos o melhor ala-pivô que já atuou na NBA, cinco vezes campeão e futuro membro do Hall da Fama, anotou somente quatro triplos-duplos nas suas 19 temporadas. Já Russell Westbrook, que ainda persegue o seu primeiro título, anotou nove triplos-duplos somente no mês de março de 2017.

Por que, então, valoriza-se tanto os triplos-duplos? Eles se tornaram uma espécie de chancela da versatilidade, talento, eficiência e relevância de um jogador. Isto porque, embora haja inúmeros jogadores versáteis, talentosos, eficientes e relevantes que nunca anotaram muitos triplos-duplos, o inverso é extremamente raro.

Bruce Jolesch, o “inventor” do triplo-duplo

Mas nem sempre o triplo-duplo foi valorizado. Na verdade, ele não existia até o início da década de 1980. Bruce Jolesch, profissional que trabalhava como relações públicas do Los Angeles Lakers, decidiu cunhar o termo para sintetizar a versatilidade das performances de Magic Johnson.

Portanto, nenhuma linha foi escrita ou uma sílaba foi dita a respeito dos 181 triplos-duplos de Oscar Robertson quando o lendário armador estava em atividade, nos anos 1960 e começo dos 1970.

Ranking

Confira abaixo quem são os recordistas de triplos-duplos em temporadas regulares da NBA.

#JogadorTriplos-duplos
1Oscar Robertson181
2Magic Johnson138
3Jason Kidd107
4Russell Westbrook*79
5Wilt Chamberlain78
6Larry Bird59
7LeBron James*55
8Fat Lever43
9Bob Cousy33
10James Harden*31
John Havlicek31
* jogadores em atividade • ranking atualizado em 3.5.2017
error: Se quiser utilizar este conteúdo por favor entre em contato.