Search
  • Informação de bandeja sobre a NBA
  • por Rodrigo Enge
Search Menu

General manager

General manager é o executivo responsável pela decisões administrativas relacionadas às operações de basquete de uma franquia, tais como a contratação de técnicos, assistentes técnicos e jogadores.




Em uma tradução direta, ele é o “gerente geral” da franquia, subordinado apenas ao presidente da organização e a seus proprietários.

Em alguns casos o presidente pode acumular as funções de general manager, como ocorre com Larry Bird no Indiana Pacers. Em outros, o general manager pode exercer simultaneamente as funções de técnico, como ocorre com Doc Rivers no Los Angeles Clippers e com Tom Thibodeau no Minnesota Timberwolves.

Jerry Krause, a principal referência de general manager

Jerry Krause, general manager do Chicago Bulls, após o título de 1993 (Imagem: John W. McDonough / Getty Images)

Jerry Krause, general manager do Chicago Bulls, após o título de 1993 (Imagem: John W. McDonough / Getty Images)

Em menos de uma década o Chicago Bulls, que nunca havia nem passado perto de uma final da NBA, foi seis vezes campeão da liga. É claro que um conjunto de fatores e circunstâncias contribuíra para que a dinastia do Bulls fosse construída, mas não há exagero em dizer que tudo começou na mente de Jerry Krause.

Foi ele quem montou os elencos da franquia que conquistaram todos os seis campeonatos, colocando ao redor de Michael Jordan os jogadores que o craque precisava para fazer do Bulls um time vitorioso, como Scottie Pippen, Dennis Rodman, Steve Kerr, entre outros.

error: Se quiser utilizar este conteúdo por favor entre em contato.