Search
  • Informação de bandeja sobre a NBA
  • por Rodrigo Enge
Search Menu

Deu Cavs na prorrogação com triplo-duplo de LeBron

LeBron James subiu no ranking de jogadores com mais triplos-duplos em playoffs (imagem: twitter.com/cavs)

LeBron James subiu no ranking de jogadores com mais triplos-duplos em playoffs (imagem: twitter.com/cavs)

Teve expulsão, triplo-duplo de LeBron James e prorrogação na terceira vitória do Cleveland Cavaliers sobre o Atlanta Hawks na decisão da Conferência Leste. Pela primeira vez na série, o Hawks, mesmo desfalcado de Kyle Korver, contundido, e Al Horford, eliminado com uma falta flagrante 2, deu trabalho para o time de Ohio, mas a superioridade técnica de LeBron falou mais alto.

Sem poder contar com Kyle Korver, fora dos playoffs com uma torção no tornozelo por conta de um choque com Matthew Dellavedova no jogo #2, o Atlanta Hawks começou a partida muito bem, mantendo-se à frente no placar até o final do 2º quarto, quando Al Horford foi expulso (vídeo abaixo). Horford vinha sendo o melhor jogador do Hawks até aquele momento, com 14 pontos (70% de aproveitamento nos arremessos de quadra), 4 rebotes e uma assistência em apenas 19 minutos de quadra.

O lance foi muito parecido com o que causou a contusão de Kyle Korver, o que certamente despertou o desejo de revidar em Horford.

Triplo-duplo fez LeBron subir em 3 rankings

Se o Atlanta Hawks perdeu Horford no 2º quarto, o Cavs “ganhou” LeBron. O craque começou muito mal a partida, sem converter nenhum dos 10 arremessos que executou no 1º quarto, incluindo uma sequência bizarra no final daquele período, quando errou 3 arremessos seguidos em questão de segundos. Mas a partir do 2º quarto, LeBron James “colocou a bola debaixo do braço” e dominou praticamente sozinho o adversário: marcou 37 pontos, pegou 18 rebotes, fez 13 assistências e roubou 3 bolas, registrando o 51º triplo-duplo de sua carreira e o 12º em playoffs.

Com este triplo-duplo, LeBron:

  • ultrapassou Jason Kidd no ranking de jogadores com mais triplos-duplos em playoffs; agora só está atrás de Magic Johnson, que fez triplos-duplos em 30 partidas de pós-temporada;
  • superou Karl Malone e assumiu a 6ª colocação no ranking de cestinhas em playoffs, cujo líder é Michael Jordan, com 5.987 (LBJ tem 4.782); e
  • registrou sua 75ª partida com mais de 30 pontos em partidas de playoffs, empatando com o lendário Kareem Abdul-Jabbar; agora está atrás somente de Kobe Bryant (88) e Michael Jordan (109).

Para se ter uma ideia da grandiosidade da performance de LeBron James, a última vez que um jogador da NBA havia marcado pelo menos 37 pontos, pegado 18 rebotes e feito 13 assistências foi em 18/03/1968. Naquele dia, Wilt Chamberlain marcou 53 pontos (24/29 em arremessos de quadra), pegou 32 rebotes e e fez 14 assistências na vitória do Philadelphia 76ers sobre o Los Angeles Lakers por 158 a 128.

Veja alguns dos lances do triplo-duplo de LeBron James

Como se não bastasse a performance histórica, LeBron também converteu um arremesso importantíssimo no final da partida. Apesar do péssimo aproveitamento nos arremessos de fora do perímetro nestes playoffs (10/62 = 16.1%), ele acertou uma bola de 3 pontos da zona morta faltando 36 segundos para o final da prorrogação (1:10 do vídeo abaixo), virando o placar a favor do Cavs.

Hawks brigou até o final, mas não soube decidir

Kent Bazemore, que começou o jogo no lugar de Kyle Korver, fez uma boa partida (14 pontos, 7 rebotes, 3 assistências, 3 roubos de bola e 1 bloqueio), mas o principal destaque do Hawks foi o armador Jeff Teague (30 pontos , 6 rebotes, 7 assistências, 1 roubo de bola e 1 bloqueio), que poderia ter se tornado o herói da noite se tivesse convertido o último arremesso do tempo regulamentar, no final do 4º período.

Paul Millsap quase chegou ao duplo-duplo (22 pontos e 9 rebotes), e DeMarre Carroll, nitidamente limitado pela contusão sofrida no jogo #1, teve performance apagada (10 pontos, 3 rebotes, 2 assistências, 2 roubos de bola e 1 bloqueio).

No final da prorrogação, coube a Shelvin Mack executar o arremesso de 3 pontos que empataria o placar se o ala-armador tivesse mais pontaria. O Atlanta Hawks ficou com o rebote depois da 1ª tentativa e a bola sobrou novamente para Mack arremessar, desta vez desmarcado, mas também não converteu. Teague, Millsap e Antic, todos em quadra nos segundos finais da programação, têm aproveitamento superior ao de Mack nos arremessos de fora do perímetro nesses playoffs. Fica a dúvida se Mike Budenholzer escolheu dar ao ala-armador a incumbência de definir o ataque ou se foi consequência da má organização da última posse de bola por parte do técnico. A segunda hipótese é muito mais provável.

Varrida praticamente concluída

Basta apenas mais uma vitória do Cavs para eliminar o adversário e chegar à segundas finais da NBA de sua história. O jogo #4 acontecerá amanhã, novamente em Cleveland, com transmissão ao vivo do SporTV e do Space a partir das 21h30.

Com informações do Basketball Reference.

error: Se quiser utilizar este conteúdo por favor entre em contato.