Search
  • Informação de bandeja sobre a NBA
  • por Rodrigo Enge
Search Menu

De olho no Draft 2017: Markelle Fultz, armador de Washington

Markelle Fultz é apontado como favorito para ser selecionado na primeira escolha (Imagem: Christian Petersen/Getty Images)

Markelle Fultz é apontado como favorito para ser selecionado na primeira escolha (Imagem: Christian Petersen/Getty Images)

O armador de 19 anos de idade, 1,93 de altura e 88 kg é um dos principais nomes na classe de 2017. Markelle Fultz foi uma estrela solitária no Washington Huskies durante a temporada 2016-17, sua primeira e única no basquete universitário. A equipe amargou uma campanha de nove vitórias e 22 derrotas, mas mesmo assim Fultz se destacou nacionalmente com médias de 23,2 pontos, 5,7 rebotes e 5,9 assistências em 37,5 minutos por partida.




Fultz é quase o “pacote completo”

Rápido, dono de um ótimo drible, capaz de mudar de direção e velocidade num piscar de olhos, Markelle Fultz é eficiente ao servir os companheiros de equipe. Teve baixa porcentagem de turnovers (13,3%) e alta em assistências (36%), atrás somente de Jawun Evans nesse quesito entre os inscritos no Draft 2017.

Fultz também provou que tem capacidade de criar o próprio arremesso. Teve aproveitamento de 47,6% nos arremessos de quadra com o Huskies e 41,3% nos chutes de fora do perímetro.

A expectativa é que seu jogo evolua na NBA, onde atuará ao lado de companheiros de equipe mais talentosos, cenário no qual tende a ter mais liberdade do que teve no Huskies.

Deficiências: firulas e lances livres

Fultz foi criticado pelo excesso de preciosismo nas finalizações, principalmente dentro do garrafão. Em alguns momentos colocou as jogadas de efeito à frente do objetivo de pontuar.

Outro ponto que preocupa os recrutadores é o baixo aproveitamento em lances livres, especialmente para um armador: apenas 64,9%.

Há quem use o argumento de que a amostragem foi muito pequena (disputou apenas 25 partidas pelo Huskies) e que a sua performance melhorará na NBA.

Porém, não levam esse mesmo argumento quando avaliam os pontos positivos do seu jogo na temporada 2016-17.

De todo modo, as preocupações são bastante relativas, já que ambas as deficiências podem ser corrigidas sem grandes problemas.

Hoje, Fultz é apontado pelo site Draft Express como a primeira escolha do Draft 2017, que será exercida pelo Boston Celtics.

error: Se quiser utilizar este conteúdo por favor entre em contato.