Search
  • Informação de bandeja sobre a NBA
  • por Rodrigo Enge
Search Menu

Critérios de desempate na tabela de classificação da NBA

Os critérios de desempate na classificação da temporada regular da NBA

Os critérios de desempate na classificação da temporada regular da NBA

Como se sabe, a tabela de classificação das franquias na NBA é organizada de acordo com a porcentagem de vitórias obtidas por cada uma delas. Se um time venceu 25 das 50 partidas que disputou, por exemplo, tem campanha de 50% e está à frente de outro que venceu 26 e perdeu 27 (49%). É muito comum não apenas que duas ou mais franquias estejam exatamente com o mesmo aproveitamento em determinados momentos da competição, como também que terminem a fase regular empatadas. Nesse momento entram em cena os critérios de desempate adotados pela NBA, que têm importância crucial no chaveamento das franquias classificadas para os playoffs e às vezes até para definir quais times avançarão para a pós-temporada.

Naturalmente, há uma hierarquia na aplicação dos critérios de desempate. Somente quando o primeiro não é suficiente para estabelecer vantagem a uma das equipes com a mesma porcentagem de aproveitamento é que se aplica o segundo e assim sucessivamente.

Critérios de desempate entre duas equipes

1. Maior número de vitórias nos conflitos diretos

Todas as equipes da NBA jogam no mínimo duas vezes contra cada uma das outras 29 franquias durante a temporada regular. O número de partidas entre duas franquias pode variar entre 2 e 4, dependendo de outros critérios que estão explicados nesta outra matéria. Quando uma das equipes venceu mais vezes (2 a 0, 2 a 1, 3 a 0, 3 a 1 ou 4 a 0) o desempate já é realizado logo de cara.




Um exemplo recente: na temporada 2014-15, o New Orleans Pelicans terminou a temporada regular empatado com o Oklahoma City Thunder, ambos com 45 vitórias e 37 derrotas, mas a franquia de Louisiana ficou com a última vaga para os playoffs por ter vencido 3 dos 4 confrontos contra o Thunder.

2. Ser campeão da sua divisão

A NBA é organizada em 6 divisões (Atlântico, Central, Sudeste, Noroeste, Pacífico e Sudoeste), cada uma delas com 5 franquias. O time que realiza a melhor campanha durante a temporada regular, em comparação aos adversários que integram a mesma divisão, é considerado o campeão daquela divisão. Se duas equipes tiverem feito campanhas idênticas, mas apenas uma delas tiver sido a campeã de sua divisão, independentemente de qual seja, será beneficiada no desempate.

3. Melhor campanha contra times da mesma divisão

Se duas equipes da mesma divisão terminarem a temporada regular empatadas com a melhor campanha e com o mesmo número de vitórias no conflito direto, aquela que tiver vencido mais jogos contra os demais times daquela divisão levará vantagem no desempate. Consideram-se, portanto, somente os resultados das partidas entre as equipes envolvidas no empate e as demais da mesma divisão.

4. Melhor campanha contra times da mesma conferência

O time que tiver realizado melhor campanha contra as equipes de sua conferência, independentemente de qual seja, será o beneficiado.

5. Melhor campanha contra times da sua conferência classificados para os playoffs

Se após a aplicação de todos os critérios anteriores os times continuarem empatados, deve-se comparar as suas campanhas contra equipes de suas respectivas conferências que se classificaram para os playoffs. Há um detalhe importante: se uma equipe realizou campanha que a qualificaria para os playoffs, mas ficou fora da pós-temporada por conta da aplicação de um dos critérios de desempate, os confrontos contra ela devem ser contabilizados.

6. MELHOR CAMPANHA CONTRA TIMES DA outra CONFERÊNCIA CLASSIFICADOS PARA OS PLAYOFFS

Este critério é quase idêntico ao anterior. A diferença é que leva-se em consideração a campanha contra times da conferência oposta que se classificaram para os playoffs. Também vale aqui a mesma ressalva feita no item 5 sobre equipes com campanhas que as qualificariam para os playoffs, mas foram eliminadas por algum critério de desempate.

7. Saldo de pontos

Bom, se depois de tudo isso as equipes continuarem empatadas, a solução é usar o saldo de pontos. Soma-se todos os pontos marcados ao longo de toda a temporada, contra todos os adversários, independentemente de conferência e divisão, e subtrai-se todos os pontos sofridos. A equipe que tiver melhor saldo, ficará à frente na tabela.

Critérios de desempate entre três ou mais equipes

Na hipótese de três ou mais franquias terminarem a temporada regular empatados com a mesma porcentagem de aproveitamento (vitórias / derrotas), apenas 6 dos critérios mencionados acima são aplicados, na seguinte ordem: 2, 1, 3, 4, 5 e 7.